EPILEPSIA EM SÍNDROME DE ANGELMAN

TIPOS DE CRISES EPILÉTICAS

Convulsão MIOCLÔNICA

O que é uma convulsão mioclônica?

As convulsões mioclônicas (MY-o-KLON-ik) são espasmos breves e semelhantes a choques de um músculo ou de um grupo de músculos. “Myo” significa músculo e “clonus” (KLOH-nus) significa contração e relaxamento que alternam rapidamente — sacudindo ou contraindo — de um músculo. Normalmente eles não duram mais do que um segundo ou dois. Pode haver apenas um, mas às vezes muitos ocorrerão em pouco tempo.

Mesmo pessoas sem epilepsia podem experimentar mioclonia em soluços ou em um movimento súbito que pode acordá-lo quando você está adormecendo. Essas coisas são normais.

Na epilepsia, as convulsões mioclônicas geralmente causam movimentos anormais em ambos os lados do corpo ao mesmo tempo. Eles ocorrem em uma variedade de síndromes epilépticas que têm características diferentes:

  • Epilepsia mioclônica juvenil: As convulsões geralmente envolvem o pescoço, ombros e braços. Em muitos pacientes, as convulsões ocorrem mais frequentemente logo após acordar. Eles geralmente começam por volta da puberdade ou às vezes no início da idade adulta em pessoas com uma faixa normal de inteligência. Na maioria dos casos, essas convulsões podem ser bem controladas com medicamentos, mas devem ser continuadas ao longo da vida.
  • Síndrome de Lennox-Gastaut: Esta é uma síndrome incomum que geralmente inclui outros tipos de convulsões também. Começa na primeira infância. As convulsões mioclônicas geralmente envolvem o pescoço, ombros, braços e muitas vezes a face. Eles podem ser bastante fortes e são difíceis de controlar.
  • Epilepsia mioclônica progressiva: As síndromes raras nesta categoria apresentam uma combinação de crises mioclônicas e crises tônico-clônicas. O tratamento geralmente não é bem sucedido por muito tempo, pois o paciente se deteriora com o tempo.
 

Quem está em risco de convulsões mioclônicas?

As síndromes epilépticas que mais comumente incluem crises mioclônicas geralmente começam na infância, mas as crises podem ocorrer em qualquer idade. Outras características dependem da síndrome específica.

 

O que acontece após uma convulsão mioclônica?

Quando uma convulsão mioclônica termina, a pessoa geralmente continua fazendo o que estava fazendo antes e durante a convulsão. Eles estão acordados e são capazes de pensar com clareza. Não são necessários primeiros socorros devido a esta convulsão.

 

Se alguém está tendo uma convulsão mioclônica, com que frequência elas acontecem?

Pode haver apenas um, mas às vezes muitos ocorrerão em pouco tempo.

 

Como posso saber se alguém está tendo uma convulsão mioclônica?

Essas convulsões podem ser facilmente ignoradas porque são muito breves e aparecem como movimentos extra normais. Essas convulsões podem ser confundidas com tiques, tremores ou falta de jeito.

 

Como as convulsões mioclônicas são diagnosticadas?

As convulsões em si são fáceis de identificar. As síndromes geralmente podem ser diagnosticadas com base no histórico médico e, muitas vezes, em um teste de EEG.

 

Como são tratadas as convulsões mioclônicas?

Existem vários medicamentos que podem ajudar a prevenir convulsões mioclônicas. As convulsões mioclônicas geralmente respondem bem ao medicamento apropriado.

 

O que devo fazer se achar que meu filho, ente querido ou eu mesmo pode ter convulsões mioclônicas?

Se você acha que você ou seu ente querido está tendo convulsões mioclônicas, converse com o médico do seu filho ou com o seu próprio e compartilhe suas preocupações imediatamente. Como as convulsões mioclônicas são frequentemente associadas a certas síndromes, é essencial consultar um médico rapidamente para fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento.

×